DOUTRINAS DE HOMENS E DEMÔNIOS NAS IGREJAS
TEXTO BASE- I TM 4.1
INTRODUÇÃO- O objetivo deste estudo é esclarecer as mentes sinceras daqueles que servem ao Senhor Jesus em Igrejas que a exemplo das Igrejas dos tempos Biblicos serviam a Deus no Evangelho da graça, tão pregado e defendido principalmente pelo Apóstolo Paulo nas suas cartas: Especialmente Romanos, Galatas, colossenses e Efésios.
Existem igrejas trabalhando para a obra do Senhor,lutando arduamente pelas almas, para conduzi-las a Cristo libertando as do fardo pesado
do mundo, e que são constantemente PERTURBADOS e ATACADOS por alguns seguimentos que se dizem “irmãos,”que deveriam pelo menos NÃO ATRAPALHAR o trabalho dedicado desses , mas ao invés disso se mostram bons pescadores, DE AQUARIO.; quando no mar que é o mundo os peixes (almas) estão perecendo de fome.Talvez esses grupos prefiram os AQUARIOS porque no MAR o trabalho é bem mais difícil!, Parece bem mais fácil buscar alguém que já está convencido do seu modo errado de viver e dezejoso(a) de servir a Jesus.
Veja você mesmo o que a Biblia diz sobre Doutrinas como o uso só de saias por parte das mulheres, a proibição de cortar os cabelos, ou dar um trato nos neles, o não uso de jóias, maquiagem,etc.
Olhe para os textos bíblicos e tire as suas próprias conclusões!, Isso é necessário pra não andar como o crente Piolho: Só pela cabeça dos outros.
O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE A QUESTÃO DO CABELO.
I COR 11.2-16
Este texto tem sido mal entendido e mal interpretado por
aqueles que deveriam ser os MESTRES da Igreja.
Porém demonstram um tremendo despreparo ao interpretar tão mal algo que é tão simples para aqueles que DIRIGEM a Igreja de Deus e tem o dever de ensina-la corretamente.
Perceba que o assunto Principal do texto é Submissão!, Submissão da esposa ao marido.
Paulo trata aqui das Mulheres casadas!.
O assunto nada tem a ver com moças solteiras e meninas ainda crianças que acabam tendo que carregar o mesmo FARDO atribuído as mulheres adultas dentro dessas Igrejas.
Isso está revelado em vários pontos do texto, Vss 3,5,7,8,9, especialmente no vs 10.
O Vs 10 diz- ...a mulher deve ter sobre a cabeça sinal dePODERIO...
PODERIO?, Oque significa isso?
R: Autoridade do marido sobre a esposa.
CONHEÇA A HISTÓRIA.
A tradição diz que naquela época a cidade de Corinto era uma sociedade Licensiosa: quer dizer- permitia muitas práticas que em outras comunidades não era permitido.
Por causa disso havia na cidade o costume de as MulheresCASADAS usarem um VÉU sobre a cabeça para as distinguirem das mulheres sem compromisso. Vs 6
Véu mesmo!, tipo esse que as freiras e as mulheres Muçulmanas usam hoje.
Esse COSTUME era só na cidade de Corinto, e para as mulheresCASADAS!, as solteiras estavam isentas disso. I CO 7.25
Quando Paulo fala no vs 6 que se a mulher não se cobre com o véu deveria tosquiar ou rapar a cabeça, é uma referência ao que os Governantes de Corinto faziam, eles rapavam a cabeça das prostitutas para distingui las das mulheres sérias daquela Sociedade.
Por isso(e só por isso) era INDECENTE a mulher tosquiar-se ou rapar a cabeça. Vs 6
O ensinamento se fez necessário porque as mulheres da Igreja em Corinto ao entenderem a sua situação no Senhor (homem e mulher são iguais, vs 11) não estavam querendo mais fazer uso do véu na Igreja.
Perceba que a ordem é pra fazer uso do véu. Vs 6
E isso em sinal de submissão (PODERIO ou AUTORIDADE) do marido sobre a esposa. Vs 10
Observe a sequência do vs 3:
Quero que saibam que cristo é o cabeça (autoridade, Poderio) do homem...(ou sobre o homem)
O Homem(marido) é a cabeça (autoridade ,poderio) da Mulher... (esposa)( ou sobre a esposa)
E Deus é o cabeça (autoridade poderio) de Cristo...(ou sobre Cristo)
ENTÃO RESPONDA VOCÊ MESMO:
Conforme o vs 3 TODO HOMEM QUE ORA OU PROFETIZA TENDO A CABEÇA COBERTA DESONRA A SUA PRÓPRIA CABEÇA. Vs 4
Quem é o cabeça do Homem? R: Deus!.
TODA MULHER QUE ORA OU PROFETIZA TENDO A CABEÇA COBERTA DESONRA A SUA PRÓPRIA CABEÇA. Vs 5
Quem é o cabeça da Mulher? R: o homem!.
A quem a mulher desonrava ao não trazer o véu sobre a cabeça? R: ao seu marido, seu líder, autoridade sobre ela, sua cabeça!.
Desonrava Porque? R: Porque era uma regra na cidade de corinto, e os varões crentes ficariam envergonhados ante a sociedade por causa da atitude contrária de sua esposa.
E A IGREJA DE DEUS SERIA PREJUDICADA!, essa era a preocupação do apóstolo Paulo.
Porque então os comentários sobre o homem, o cabelo do homem, o cabelo da mulher em lugar do véu? R: São incrementos usados pelo apóstolo para explicar o assunto principal que eraSUBMISSÃO AO MARIDO e o uso do véu como sinal dessa submissão.
A respeito disso Pedro comenta na sua carta que Paulo tinha nos seus escritos algumas coisas difíceis de entender que osIgnorantes e fracos na fé distorciam para a sua própria destruição.II PD 3.16
NOTA IMPORTANTISSIMA: Observe que no final do texto (vs 16) Paulo deixa claro que aquilo eram COSTUMES : Costume não é mandamento, mandamentos de Deus são regras UNIVERSAIS que não mudam nunca e em LUGAR NENHUM: Costumes são regras HUMANAS , criadas por sociedades, comunidades ou denominações que mudam de lugar pra lugar e de tempos em tempos.
A EXPRESSÃO Por causa dos anjos no vs 10, é porque acredita-se que os anjos assistem aos cultos, e a rebeldia da esposa sendo apoiada poderia incitar rebeldia nos anjos como já aconteceu no passado (IS 14.12-15).
VALE MENCIONAR que na época da Lei (quando as coisas eram muito mais rígidas) as mulheres podiam rapar a cabeça,(NM 6.1-21) e isso era um ato santo(sagrado): Porque hoje (época da graça) seria pecado a mulher cortar ou dar um trato nos seus cabelos?
O NAZIREU podia ser HOMEM ou MULHER. (Vss 1,18)
ABSALÃO tinha cabelos compridos. II SM 14.25,26
SAMUEL tinha cabelos compridos(Nazireu de Deus). I SM 1.10,11 e 19
SANSÃO tinha cabelos compridos(Nazireu de Deus). JZ 16.17
OBSERVAÇÃO: No texto de I CO 11.14 Paulo menciona que é vergonhoso (não pecaminoso) para o homem ter cabelo comprido (e isso DIANTE DOS HOMENS, não diante de Deus).
O APÓSTOLO PAULO MESMO chegou a ter cabelos compridos (Provavelmente o voto de Nazireu). AT 18.18
HÁ!, É CLARO!: Eu ia me esquecendo.; ELES DIZEM QUE A VAIDADE É PECADO!, E nós precisamos evitar a vaidade.
MAS OQUE É VAIDADE? R: O sábio Salomão nos dá essa resposta no livro do Eclesiastes: Tudo neste mundo é vaidade!, até a própria vida. ECLE 1.1
VALE LEMBRAR QUE nós vimos muita vaidade em locais onde só se usa saia (vaidade e indecência) vaidade até mesmo em homens que fazem questão de vestir seus ternos, seus relógios, seus Sapatos, e até nos seus carros que acabam ofuscando até a glória do próprio Deus nas suas vidas e reuniões.
TUDO NESSA VIDA É VAIDADE!, VAIDADE é =ILUZÃO, correr atrás do vento na expressão Biblica.
CONCLUSÃO DESTE SUB-TEMA
Conforme os textos de I TM 4.1 e GL 4.8-11 e Considerando o que acontece nas religiões afro-brasileiras como Umbanda, Kimbanda e Kandomblé. Onde os Guias (demônios) exigem dos seus seguidores (cavalos) a abstenção ou uso de tranças, cabelos compridos, certas cores de roupa, etc: podemos afirmar sem medo de estar errando ou pecando, que essas são DOUTRINAS sim, mas de HOMENS E DEMÔNIOS dentro das IGREJAS nunca mandamentos DE DEUS.
Santa Barbara, Iansã, Iemanjá, Cosme Damião e outros EXIGEM CABELOS COMPRIDOS: Os demônios (GUIAS) chegam a ameaçar os seus seguidores através de SONHOS E VISÕES, se elasCORTAREM SEUS CABELOS sofrerão a consequência disso.
SE UMA MULHER chegar a um terreiro usando CALÇA COMPRIDAesses GUIAS (DEMÔNIOS) fazem elas RASGAREM as vestes , pois não aceitam mulheres com essas VESTIMENTAS!.
OBS: estes são só alguns EXEMPLOS, porque existe muito mais.
ESSAS “DOUTRINAS” são INFILTRADAS nas Igrejas pelo Diabo para desviar o foco das pessoas de CRISTO E DO EVANGELHO DA GRAÇA.
Para impedi-las de serem salvas e escraviza-las na religião, já que o inimigo não pôde prende-las no mundo.
E Também só servem para promover divisões no corpo de Cristo, o que não é e nunca foi do propósito de Deus. RM 16.17 I CO 12.25
SEM DÚVIDA NENHUMA SÃO DOUTRINAS!, MAS DE HOMENS E DEMÔNIOS INFILTRADAS NAS IGREJAS!.
VEJA ESTE ALERTA DA PALAVRA DE DEUS!. II CO 11. 14
... Satanás se transforma até em anjo de luz.
A POSIÇÃO CORRETA de cada líder , crente ou denominação é essa: Aquele que faz, não julgue o que faz e vice versa. RM 14.
Ensinando e servindo assim seremos bons Ministros de Cristo. I TM 4.6
Minha Oração é que Deus ilumine as Lideranças PARA QUE trabalhemos unidos pelo REINO DE DEUS e as almas, e não pelo nosso Próprio.
Amém!, vamos continuar fazendo a oração do Senhor Jesus. JO 17.20-23
Que a paz seja com todos.